A caçada ao Líder Continua

Olá amigos. A caçada ao líder Corinthians continua acirrada e agora três times estão empatados com o mesmo numero de pontos e buscam tirar o provável título da equipe alvinegra. Mais abaixo na tabela, os cariocas brigam pelas vagas restantes no G-7 enquanto a luta para se livrar do rebaixamento afunila. Vamos falar disso e dos jogos da 29° rodada do Brasileirão.

Começando no Couto Pereira no jogo entre Cruzeiro e Coritiba. A equipe paranaense precisava desesperadamente da vitória para continuar lutando contra o rebaixamento. Já o Cruzeiro queria continuar perseguindo o líder Corinthians. O primeiro tempo começou com o coxa tomando a iniciativa, porém, não conseguia finalizar no gol de Fábio. Mas aos 33 minutos em uma cobrança de escanteio, Diogo Barbosa marcou contra e o Coritiba saiu na frente. Na segunda etapa o Cruzeiro melhorou e assustou o gol paranaense em dois lances, que foram defendidos por Wilson. E o jogo terminou 1×0 mesmo. O Coritiba subiu na pontuação e ganhou uma posição e esta em 18°. Já a raposa permanece na quinta colocação, mas agora bem distante do líder.

Agora vamos falar de Atlético – GO e Vasco. Em um jogo de pouca emoção e lances perigosos e que tranquilamente poderia terminar empatado, um lance fez o resultado. O gol contra de Jonathan para o Vasco fez o time carioca vencer por 1×0 e chegar a terceira vitória consecutiva. O gigante da colina esta em oitavo e a dois pontos do rival Botafogo. Já o dragão de Goiás continua na lanterna.

E no estádio Independência, o Atlético – MG recebeu a Chapecoense e o jogo foi eletrizante. O galo começou melhor e criava as melhores chances de gol e aos 8 minutos abriu o placar com Valdivia. O gol ao invés de empolgar os mineiros fez o contrário, deixou o time relaxado e a Chape começou a reagir e aos 30 minutos Wellington Paulista recebeu na área e empatou o jogo. O galo se lançou ao ataque e os catarinenses se aproveitaram e em um contra ataque Canteros fez o gol da virada aos 41 minutos. No segundo tempo, o galo perdeu o volante Elias logo aos 4 minutos e teve que se desdobrar em campo. Aos 21 minutos veio a coroação, Fred subiu livre no escanteio e marcou o empate. Mas a defesa mineira deu bobeira e aos 34 depois de bela jogada de Reinaldo que tocou para trás, Luiz Antonio decretou a vitória da Chape que subiu quatro posições e esta em 12°. Já o Atlético – MG perdeu um lugar na tabela e agora é décimo.

Continuando, tivemos no Maracanã o jogo entre Fluminense e São Paulo. O tricolor carioca amassou o São Paulo durante o jogo inteiro e venceu sem dificuldades por 3×1 com dois gols de pênalti. O Fluminense agora subiu mais uma posição e esta em 11°. Já o tricolor paulista caiu duas posições, esta em 15° e volta a ser assombrado pelo rebaixamento.

Na Arena de Itaquera tivemos o confronto entre o líder Corinthians e o Grêmio. Em um jogo muito brigado e com forte marcação. Os dois times empataram em 0x0 e perderam oportunidades. O Corinthians de abrir uma vantagem maior e o Grêmio de diminuir a diferença na pontuação. Os dois times continuam na mesma posição, o Corinthians líder e o Grêmio em segundo.

No estádio Ressacada o Avai tentava sair da zona de rebaixamento contra o Botafogo. O time catarinense jogou melhor praticamente todo o jogo e saiu na frente aos 20 minutos do segundo tempo em um pênalti convertido por Marquinhos. Mas aos 50 minutos, o Avai vacilou e o fogão empatou com Marcos Vinicius depois de um bate-rebate na área. O Avai agora é penúltimo com o empate em 1×1. Já o Botafogo caiu uma posição, esta em sétimo, mas ainda na zona de classificação para a Libertadores.

No Pacaembu o Palmeiras recebeu a Ponte Preta. E o palestra dominou completamente o jogo e venceu por 2×0 com um gol em cada tempo. No primeiro tempo com Keno, depois de aproveitar um rebote e no segundo tempo, Borja recebeu livre, deu um chapéu no goleiro Aranha e marcou de cabeça. A vitória fez o Palmeiras chegar a terceira posição, com os mesmos pontos do Grêmio e seguir vivo na luta pelo título. Já a Ponte Preta continua na zona de rebaixamento em 17°.

No Barradão tivemos um confronto entre rubro negros. O Vitória recebeu o Atlético – PR em um jogo com duas viradas. O furacão abriu o placar aos 3 minutos com Ribamar. O time da casa empatou de pênalti com Neilton aos 24 minutos. No segundo tempo, logo aos 4 minutos, Trellez virou o jogo e colocou o Vitória na frente.Mas aos 20 minutos veio o empate. Douglas Coutinho recebeu lindo passe e marcou de frente pro gol. E a virada paranaense veio aos 34 minutos, depois de cruzamento do Guilherme, Ribamar faz de cabeça e decreta o resultado de 3×2. O Vitória caiu mais uma posição e esta colado no Z-4. Já o Atlético – PR subiu duas posições na tabela e agora é nono.

Na Arena do Urubu, O Flamengo recebeu o Bahia e conseguiu uma bela vitória. Depois de um primeiro tempo equilibrado, o segundo tempo foi de muitos gols. Aos 5 minutos, Rever marcou para o Flamengo. Aos 23 minutos, o Bahia empatou com Mendoza de pênalti. E aos 31 minutos, Rever fez mais um para o rubro negro. O time baiano não teve forças para reagir e nos cinco minutos finais tentando o gol de empate, o Bahia partiu com tudo para o ataque. E em doi contra ataques, aos 39 e aos 41 minutos, Diego fez dois e garantiu a goleada por 4×1. A vitória fez o Flamengo subir para sexto, enquanto o Bahia caiu três posições e esta em 13°

E por ultimo tivemos ontem o jogo entre Santos e Sport na Ilha do Retiro. No primeiro tempo, o Santos começou melhor e teve dois lances de perigo com Ricardo Oliveira logo a um minuto de jogo e aos 3, quando invadiu a área e abriu o placar. O peixe continuava melhor, mas desperdiçava as chances de ampliar. No segundo tempo, o Sport voltou melhor e pressionou o Santos que se segurava com o goleiro Vanderlei. Mas, aos 28 minutos, Rogério empatou o jogo e o Sport só não virou porque teve uma parede santista no gol. O resultado de 1×1 foi ruim para ambos. O Santos perdeu uma posição, esta em terceiro e perdeu a chance de se aproximar do Corinthians. O Sport se manteve em 14°, mas continua ameaçado no Z-4.

Essa rodada consolidou o que os times disputarão até o final do campeonato. Corinthians na liderança e Grêmio, Palmeiras e Santos brigarão pelo título. O Cruzeiro em quinto e já classificado para a Libertadores (por ser campeão da Copa do Brasil) tentará permanecer no G-7. Os cariocas, Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense também vão brigar por essas duas vagas, junto com os Atléticos mineiro e paranaense.

E o rebaixamento vai ter nove times brigando. Chapecoense, Bahia, Sport, São Paulo e Vitória, no momento estão fora do Z-4, mas a diferença para os quatro rebaixados até agora é de 3 pontos. O Z-4 tem Ponte Preta, Coritiba e Avaí muito próximos e na lanterna o Atlético – GO.

Será improvável que algum time mude a sua situação no campeonato. A briga será intensa nesses três objetivos, porém, os times que brigarão por cada meta vão se manter ao longo das 38 rodadas. A não ser que alguém arranque de forma incrível.

O que sinceramente, com o nível de futebol apresentado é praticamente impossível.

Por Elcio Alves